Os primeiros caracteres chineses
A primeira série de caracteres de que falaremos está relacionada com a representação gráfica de uma figura humana, incluindo a mulher e a criança, e outros caracteres relacionados com a mesma ideia. Assim, falaremos nesta série dos caracteres rén 人 (homem, ser humano), dà 大 (grande), tīan 天 (céu), tài 太 (demasiado), nǚ 女 (mulher), zǐ 子 (filho, criança), hǎo 好 (bom) e lì 立 (estar de pé, estabelecer). E ainda dos caracteres xiǎo 小 (pequeno), rù 入 (entrar), e bā 八 (oito), que, não pertencendo em rigor a este grupo, têm com ele uma proximidade gráfica.
Os caracteres rén 人, dà 大, tīan 天, nǚ 女, zǐ 子, hǎo 好, xiǎo 小 e bā 八 pertencem ao grupo dos 100 caracteres mais frequentes da língua chinesa, o que dá uma ideia da probabilidade de eles serem encontrados quando se olha para um texto em língua chinesa.
Quanto aos caracteres tài 太 e lì 立 estão claramente no grupo dos 200 mais frequentes, enquanto o carácter rù 入 está entre os 300 mais frequentes. Mas há que ter em conta que estes são apenas os primeiros 11 caracteres de entre os 100, 200 ou 300 (ou mesmo 500) caracteres mais frequentes da língua chinesa que permitem a uma pessoa olhar para um texto e ter uma ideia, vaga que seja, do que lá está escrito. Porém, felizmente, esses onze caracteres elementares são bastante simples, em termos gráficos (desenhando-se quase todos eles com apenas dois ou três traços) e, como dizia Laozi, 千里之行,始于足下, o que significa, numa tradução muito livre, “uma longa jornada começa com um simples passo”.