a china além da china
destaques

Mais e-books, uma nova área para a literatura infantil e salões literários à procura de novas formas de expressão

August 24, 2018

Mais e-books, uma nova área para a literatura infantil e salões literários à procura de novas formas de expressão

livros

Yu Hua e Jia Pingwa são dois dos autores convidados para os Salões Literários da Feira Internacional do Livro de Pequim, que termina já este fim-de-semana e que conta pela primeira vez com uma área dedicada à literatura infantil.

A organização dos Salões Literários da Feira Internacional do Livro de Pequim de 2018 quer pôr as pessoas a pensar em novas formas de expressão, “sem ornamentos e dissimulações”. “Nova Sensibilidade” é o tema desta edição e vai ao encontro dessa mesma missão. “A abundância de informação acaba por limitar a nossa sensibilidade”, escreve numa introdução a organização do evento, que termina já este fim-de-semana.

Para quem se encontra na capital chinesa, ainda há muito programa pela frente. Pode acompanhar sessões com vários nomes da literatura chinesa, como é o caso de Jia Pingwa, autor do romance “Happy Dreams” ou do livro de contos “Old Land, New Tales”, e conhecido pelo retrato que tem feito ao longo dos tempos da província de Shaanxi, de onde é originário.

Liu Xiao Ling Tong, nome artístico de Zhang Jinlai, também participa este ano nos Salões Literários de Pequim. O actor ganhou notoriedade com o papel de Rei Macaco que desempenhou na série Viagem ao Oeste (2000), uma adaptação do romance com o mesmo nome, que data do século XVI. Liu vai participar amanhã no debate Viagem ao Oeste: Perspectivas do Oriente e do Ocidente.

A livraria Bookworm integra igualmente a rota dos Salões Literários da Feira Internacional do Livro de Pequim com a sessão “Criação e Inspiração”, que junta no mesmo palco ilustradores chineses e húngaros, como é o caso de DATOUER, BigOrange, Farkas Róbert e Gévai Csilla.

Na noite de amanhã vai ainda ser organizada uma tertúlia de poesia e música no SKP Rendez-vous , ao som da pipa e na companhia de autores de vários países.

A programação dos Salões Literários contou este ano com a organização de 30 actividades. O argumentista e romancista Liu Zhenyun esteve à conversa com a autora britânica Rachel Joyce; Mai Jia juntou-se numa sessão com a sua tradutora inglesa, Olivia Milburn; e Yu Hua, autor da obra China em dez palavras, cuja venda está proibida na China, participou num painel com sinólogos de 30 países.

A Feira Internacional do Livro de Pequim, que vai na 25ª edição, decorre até Domingo, 26 de Agosto, e conta este ano com a presença de mais de cem autores e 2.511 expositores de 89 países e regiões.

Pela primeira vez este ano, a feira conta com uma área dedicada à literatura infantil. Além disso, o sector reservado às publicações digitais aumentou este ano, já que novos dados sugerem que 68% dos leitores chineses preferem ler em formato digital.

Programa completo da Feira Internacional do Livro de Pequim.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *