30 ANOS REVISTA MACAU: Rupert Murdoch, Stanley Ho, RTP/RTC e TVB interessados na TDM
Três anos depois da sua primeira emissão, a TDM – TV encontrava-se em fase de pré-qualificação para o concurso de sub-concessão de um canal chinês à iniciativa privada. Entre os interessados, contavam-se o empresário do jogo Stanley Ho, o magnata australiano Rupert Murdoch, além do canal de Hong Kong TVB e da emissora portuguesa RTP/RTC.
Numa reportagem publicada em Junho de 1987 na revista Macau, assinada por Luís Ortet, dava-se conta da decisão do Governo de abrir a Teledifusão de Macau à iniciativa privada a exploração de canais chineses de rádio e televisão, bem como do reforço dos seus emissores, através da construção de um centro de transmissões de 5 KW, em Coloane. Esta última medida deveria resultar na melhoria da captação da imagem, além do alargamento de cobertura a Hong Kong.
Acreditava-se então que se poderia, assim, “diminuir os encargos a que a empresa obrigava o Território – um mínimo de 53 milhões de patacas por ano”.
Revista MACAU, Série I, n.º2 – Junho, 1987
[Este texto faz parte de uma série preparada pelo Extramuros em que relembramos alguns dos momentos que marcaram as três décadas da revista MACAU, uma das mais antigas publicações em língua portuguesa ainda em circulação]
Outros posts:
Relembrar Miguel Torga (Junho, 1987)
Declaração Luso-Chinesa: “Uma vitória da inteligência” (Maio, 1987)
Taipa e Coloane: Os parentes pobres de Macau (Maio, 1987)
Os novos heróis da aviação portuguesa (Maio, 1987)