SÉRIE CARACTERES: 子 FILHO (CRIANÇA)
Ilustração: Rui Rasquinho
Supervisão: António Lei (李子龍)
ZǏ (pinyin) JÍ (cantonês, Yale) FILHO (CRIANÇA)
Outras romanizações a partir do dialecto cantonense: chi (Silabário) e zi2 (Jyutping)
Há uma versão antiga do carácter 子 zǐ que representa um recém-nascido com uma cabeça grande, um corpo pequeno e os braços abertos. Outra versão, mais próxima da actual, simboliza um recém-nascido com os pés atados com tiras de pano, mantendo-se os braços abertos.
Outra particularidade interessante de 子 é o facto de ser um dos 12 caracteres antigos conhecidos como “ramos terrestres” (地支 dìzhī) da filosofia tradicional chinesa. Os 12 地支 são as unidades em que se dividem todos os processos cíclicos temporais da natureza, sejam as quatro estações do ano ou as 12 “horas chinesas” de cada dia.
O primeiro “ramo terrestre” 子 corresponde ao que é conhecido popularmente como “signo do Rato” (do zodíaco chinês) e corresponde ao período entre os dias 7 de Dezembro e 5 de Janeiro (datas aproximadas) do calendário ocidental. Afinal trata-se do período que cobre os 15 dias que antecedem e os 15 dias que sucedem o solstício de Inverno (cerca de 22 de Dezembro), uma data importante, uma vez que, no antigo Calendário do Agricultor chinês, representa o pico do princípio yin (阴). Dito ainda por outras palavras, o solstício de Inverno cai sempre a meio do “mês do Rato” (isto é, o mês 子).
O mesmo ramo terrestre corresponde, no ciclo diário, ao período entre as 23h00 e a 01h00, isto é, entre 60 minutos que antecedem a meia-noite e os 60 minutos que se sucedem ao “pico da noite”. Esta é a hora 子, mais conhecida popularmente como a “hora do Rato”. Nesse momento do dia o princípio yin 阴 está no seu máximo e o princípio yang 阳 no seu mínimo.
(Texto editado. Publicado pela primeira vez em Setembro de 2007, no suplemento em língua portuguesa do jornal chinês de Macau Tai Chung Pou)
Fique a conhecer todos os outros oito caracteres que aprendemos até ao momento.