Stefen Chow: A linha da pobreza
O que é a pobreza? Uma realidade complexa de definir, mas que Stefen Chow (Kuala Lumpur, Malásia, 1980) procurou estudar através do ensaio visual ‘A linha da pobreza’. Neste projecto, o fotógrafo, radicado em Pequim, apresenta uma série de alimentos cujo preço é equivalente ao rendimento diário de quem vive abaixo do limiar da pobreza.
Através destas quinze fotografias, olhamos para o trabalho de Chow referente à China, apesar deste projecto, realizado a partir de 2010 em colaboração com o economista Lin Hui-Yi, traçar a linha da pobreza em 24 países. A obra tem sido mencionada pelo Banco Mundial como referência para a compreensão visual da pobreza.
Sobre este trabalho, o Photography of China, escreve:
“A série ‘A linha da pobreza’ revela marcantes características conceptuais e estéticas ao colocar uma questão muito simples: o que é que significa ser pobre? Entre a visualização de dados e a fotografia, cada imagem retrata alimentos que pessoas que vivem na pobreza podem consumir diariamente. As fotografias acima representam a linha da pobreza na China – era de 3.28 yuan em 2o1o, tendo aumento para 6,30 yuan (cerca de um dólar) nos dias de hoje”.
Este projecto, que já esteve em exposição em vários países, venceu o grande prémio no Salão Aberto de Fotografia de Arles, foi nomeado para o Prix Pictet e finalista do WYNG de Hong Kong.
A apresentação desta selecção de fotografias resulta de uma colaboração mensal com o Photography of China, plataforma que olha para a China de várias perspectivas e pela lente de diferentes fotógrafos. Pode ler aqui uma entrevista de Marine Cabos com Stefen Chow.